Publicações Europa-América – Uma saudade


Como eu gosto de deambular por blogs muitas vezes fico surpreendido com as realidades que vou encontrando, o que é absolutamente normal. Mas, desta vez, o que li causou-me uma náusea muito próxima do vómito, para usar uma metáfora em voga foi como se levasse “um murro no estômago”. Buliu com os melhores tempos da minha mocidade: os tempos em que coabitei com as personagens mais ilustres, mais humanas, mais ricas no sentido mais nobre do termo, em que vivi histórias sublimes contadas pelos mais geniais escritores, muitos deles Prémios Nobel, outros não mas com igual valor. Por vezes, quando me encontro na Fnac ou outro espaço aonde se vendem livros, a percorrer com os olhos as estantes com o objectivo de ver as últimas edições publicadas dou comigo, talvez por nostalgia, a prucurar livros da editora Publicações Europa-América. Foi um encantamento, como uma paixão que ficou entranhada em mim por esta editora, talvez pelo formato, as cores e os desenhos na construção da capa, e acima de tudo os nomes dos escritores. E fico feliz quando vejo algum daqueles livros que me tirou do mundo real e me introduziu no seu enredo e me deixou algo que ainda consigo recordar e que me ajudou também a crescer.
Não deixei de ler, embora leia menos e com menor emoção e mais razão. No tempo a que pretendo referir-me tinha um especial carinho pelas Publicações Europa-América. Os bons autores e os grandes romances eram agarrados por esta Editora. Só hoje, por uma má razão, soube o nome do seu criador: Francisco Lyon de Castro. Por tudo o que li no Blog “aventar”, que aprecio, fiquei a conhecer as qualidades e a importância deste Empresário, infelizmente já falecido. Com a ausência terrena do Sr. Francisco Lyon de Castro, a Publicações Europa-América está a desmoronar-se arrastando todos os seus trabalhadores para o abismo. Que “murro no estômago”.

Sobre antonilourenco

Gosto: ler; cinema; blogs; futebol; outros desportos; viagens; de viver.
Esta entrada foi publicada em Publicações Europa-América - Uma saudade com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

