A Alemanha dos nossos dias


A Alemanha é rica porque os alemães são disciplinados, trabalham com rigor, são mais transparentes nos seus processos, produzem mais do que nós, -“não trabalham mais horas do que nós”,- têm que ser fieis à verdade ou estar bem informados ou a sua credibilidade é posta em causa. É a maior economia dentro da União Europeia, ponto final. Mas isso não lhes dá o direito de serem imprudentes, para não usar outro adjectivo, ao apontar o dedo a um país em dificuldades económicas, Espanha, com outro ao lado a afundar-se, nós próprios. No caso da bactéria e.coli, quando é dentro do seu território que ela se encontra e já causou 38 mortes e 3.300 infectados. Se este erro calamitoso fosse inverso a Alemanha não teria consequências económicas mas politicamente far-se-ia ouvir muito mais alto do que o país que criminosamente acusou. Devia pagar os prejuizos do custo que esse crime de difamação causou.
O povo alemão devia olhar para o século passado para se lembrar das duas hecatombes que provocou na Europa. Se o fizesse, talvez a Sra. Angela Merkel não sentisse tanta pressão para não perder eleições e assim lembrar-se de como era viver em Berlim Oriental – uma causa directa da segunda hecatombe -e essa recordação da vida na Alemanha do Leste faria com que ela tivesse alguma solidariedade com os países que pertencem à mesma comunidade que o seu e estão a atravessar períodos críticos da sua história.
Os casos gravíssimos que descrevi já seriam motivos para uma reflexão aprofundada, mas o que li e reproduzo para outros que se cruzem por aqui possam tirar as suas ilações deixou-me estupefacto. Comecei por declarar a transparências dos alemães, leiam:

” SÁBADO – on-line
Retirado título a deputada alemã que plagiou doutoramento
A universidade de Heidelberg decidiu retirar o título de doutora à deputada liberal ao Parlamento Europeu Silvana Koch-Mehrin, por considerar que a sua dissertação “consiste em plágio, em partes substanciais”
O material examinado permitiu constatar que em cerca de 80 páginas da dissertação há mais de 120 passagens “que de acordo com a comissão de doutoramento devem ser consideradas plágio”, diz um comunicado da universidade alemã. As referidas passagens foram retiradas de mais de 30 diferentes publicações, dois terços das quais não são referidas no índice de citações da dissertação, acrescenta-se no documento. Silvana Koch-Mehrin demitiu-se há algumas semanas de presidente do Grupo Liberal do PE, depois de terem surgido suspeitas sobre plágio no seu trabalho de doutoramento, MANTENDO-SE, NO ENTANTO, COMO DEPUTADA EM BRUXELAS E ESTRASBURGO. A quantidade e qualidade dos comprovados plágios obrigam a concluir que a dissertação de Silvana Koch-Mehrin “não é um trabalho científico autónomo”, diz o decano da faculdade de Economia, que assina o comunicado. A dissertação entregue por Silvana Koch-Mehrin, que foi uma das principais bandeiras” dos liberais alemães na campanha eleitoral para as legislativas de Setembro de 2009, tinha o título ‘União Monetária História entre a Economia e a Política: a União Monetária Latina 1865-1927’. As anomalias na dissertação foram descobertas por “caçadores” de plágios na internet, e a Universidade de Heidelberg resolveu depois abrir um processo académico, para apurar se as acusações eram ou não verdadeiras.
Em princípios de Março, o ministro da defesa alemão, Karl Theodor zu Guttenberg, foi forçado a demitir-se depois de a Universidade de Bayreuth lhe ter retirado o título de doutor em Direito, devido a plágio na sua dissertação.”

Mas em matéria de plágio, ou “copianço”, são como os nossos futuros magistrados.

Enfim, os Alemães têm muitas semelhanças com os latinos…mas outra qualidade : da ascendência vencedora de Carlos Magno!

Anúncios

Sobre antonilourenco

Gosto: ler; cinema; blogs; futebol; outros desportos; viagens; de viver.
Esta entrada foi publicada em A Desunião Europeia, LUNA com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a A Alemanha dos nossos dias

  1. A Desunião Europeia a que estamos a assistir está a assustar tanto os europeus que estes querem mudar de Continente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s