Um carro carregado de muitas das minhas melhores memórias.


Na segunda metade da década de 60, o Ford Taunus 17M era dos automóveis mais elegantes que rodavam nas nossas estradas. Estou a falar da segunda geração do modelo, designada P3 e que foi produzida entre 1960 e 1964. A terceira geração do Ford Taunus 17M foi um carro com um “design” ousado e algo avançado para a época. A sua carroçaria esguia, mas com formas arredondadas, era sempre pintada em duas cores, com o tejadilho invariavelmente branco. Além disso, ostentava uma gigantesca panóplia de apliques cromados, um pouco por todo o lado, à boa maneira americana – e não podia ser de outra forma, pois o seu “design” foi assinado por um tal Wesley Dahlberg. O 17M P3 mereceu a alcunha de “sabonete”, pelo seu visual!
Com quatro anos de vida, o Taunus 17M P3 foi um sucesso, eu adorava-o. A motorização em linha de 1700cc (70 ou 75 cv, 148 ou 154 km/h). A transmissão era feita às rodas traseiras, com caixa manual de quatro velocidades.
O interior era muito espaçoso e a ampla superfície vidrada garantia uma luminosidade bem acima das referências daquela época. O banco dianteiro era corrido e a coluna de direcção terminava num elegante volante de três braços. O painel de instrumentos não desdenhava a raça externa, repleto do brilho dos cromados e dos manómetros redondos e de fácil leitura.
Foi a “máquina” dos meus sonhos e com a qual também concretizei muitos. Esta foto retirei-a da internete. Hei-de encontrar uma do carro para colocar aqui e retirar esta que não corresponde à realidade na cor e no modelo . Devo acrescentar que foi mais fácil para mim adquirir este carro porque à época trabalhava no representante da Ford Alemá, Auto Comercial Ouro, já extinta.

Anúncios

Sobre antonilourenco

Gosto: ler; cinema; blogs; futebol; outros desportos; viagens; de viver.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s